O Campeonato Nacional de Cruzeiros ORC 2022 decorreu de 07 a 10 de julho, na frente Atlântica dos municípios de Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Porto; Campeonato organizado pelo Clube de Vela do Atlântico juntamente com a Federação Portuguesa de Vela e Associação Regional de Vela do Norte.
Neste evento participaram 17 embarcações e 138 velejadores; entre eles a equipa da embarcação “SYONE” na classe ORC-A, cujo primeiro proa é velejador dos Açores, representante do Clube Naval da Horta, Alexandre Madruga.
Realizaram-se seis regatas técnicas barlavento/sotavento; devia à falta de vento, no terceiro dia do Campeonato, não foi possível realizar a regata costeira que estava programada; tirando a exceção da falta de vento do terceiro dia, os restantes dias de prova proporcionaram excelentes regatas, com ventos de 10 a 15 nós.
Diz-nos o velejador dos Açores que: "este Campeonato veio já a ser pensado desde o Campeonato anterior, que decorreu na ilha Terceira, Açores, onde obtivemos o segundo lugar na classe ORC-A. Desde então que a equipa se preparou durante um ano para a conquista do título de campeão nacional da classe.
O Campeonato decorreu da melhor forma, com uma tripulação excelente e com o barco na sua melhor forma possível, pelo qual vencemos todas as regatas realizadas durante o Campeonato, mesmo estando a competir numa frota exigente onde estava o campeão em título “CASH A LOT - Madeira Tão Tua”, vencedor dos dois últimos Campeonatos de Portugal."
O velejador Alexandre Madruga junta este título, de Campeão de Portugal da classe ORC-A, ao de Campeão de Portugal da classe ANC-A, conquistado em setembro do ano passado a bordo do “Atchim”, ao de Vice-Campeão Regional da Madeira da Classe ORC-A, conquistado em abril deste mesmo ano a bordo do “AYÉ” e ainda aos dois troféus QUEBRAMAR/Cascais Vela, conquistados em 2020 e 2021 com a “SYONE”.
Parabéns a toda a equipa pelo excelente resultado alcançado e por levarem o nome dos Açores além nosso mar!