Detathes sobre Vela de Cruzeiro
Consideram-se barcos de cruzeiro os barcos que permitem navegação em mar aberto, podendo abrigar os tripulantes no interior, em condições de poderem dormir durante a navegação, cozinhar, etc, de tal modo que a navegação se possa prolongar por vários dias e noites sem parar.
Existe em Portugal muita atividade de barcos de cruzeiro, com frotas localizadas em diversos pontos do país, designadamente, entre outros locais, em Viana do Castelo, Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal, Lagos, Vilamoura, Funchal, Horta e Ponta Delgada.
Esta atividade reveste tanto o aspeto de puro lazer como o de competição.
Tem havido atividades em regatas em sistema de abono, isto é, num sistema em que os barcos são classificados em "sistema compensado" ou "tempo corrigido". Para este efeito cada barco é medido numa determinada quantidade de parâmetros. Cada uma das medidas é considerada numa fórmula que tem como resultado a obtenção do factor de correção de tempo para esse barco.
Na prática o que sucede é que o barco teoricamente mais rápido "concede" tempo ao barco teoricamente mais lento para efeitos de classificação. A classificação final é feita em função deste "tempo" matematicamente corrigido. Deste modo, muitas vezes acontece que o primeiro barco a chegar é vencido por outro que chega mais tarde. As regatas são organizadas por clubes filiados na federação ou pelas próprias asoociações de cruzeiros.
A partir do Verão de 1998 inicia-se, também, em Portugal a competição em One Design em cruzeiros, isto é, regatas em que os barcos, por serem todos estritamente iguais, correm em tempo real e são, portanto, classificados segundo a verdadeira ordem de chegada no final da regata.
Tal deve-se à criação da Associação One Design Portugal que, em Julho de 1998, realizou o seu primeiro Campeonato Nacional.
Existem 3 Associações de Cruzeiros filiadas na Federação Portuguesa de Vela:
- A Associação Nacional de Cruzeiros
- A Associação Portuguesa de Regatas
- A Associação One Design Portugal.